domingo, 25 de outubro de 2009

Sugestões de Brinquedos com a Utilização de sucata

Algumas escolas não têm recursos para oferecer aos alunos para brincarem, por isso coloquei alguns brinquedos que podem ser feitos de sucata, garrafas de refrigerante, revista, jornal, latas, entre outros.
A sucata pode e deve ser reaproveitada com criatividade na construção de brinquedos, jogos e materiais pedagógicos para serem trabalhados em aula. Deve-se fazer uma reflexão junto aos alunos, sobre a redução dos resíduos e a proteção dos recursos naturais, contribuindo, de forma lúdica, para uma aprendizagem significativa e para a adoção de práticas mais cidadãs.

OBJETIVOS do trabalho com sucata:

- Esclarecer os conceitos de “Redução”, “Reutilização” e “Reciclagem”;
- Demonstrar a importância do reaproveitamento das embalagens de produtos industrializados;
- Transformar o “lixo” urbano em brinquedos de forma simples e criativa;
- Promover uma orientação segura quanto ao uso da criatividade e adaptação de materiais úteis ao ensino de ciências e educação ambiental;
- Incentivar a criatividade;
- Desenvolver habilidades na construção e/ou montagens de materiais e/ou aparelhos;
- Promover a utilização livre e ampla da inteligência, do bom senso e da responsabilidade na execução de atividades mentais e práticas;
- Desenvolver o raciocínio matemático para determinação de volumes e/ou medidas no material convencional.

SUGESTÕES DE PRÁTICAS COM A UTILIZAÇÃO DE SUCATAS:

1. PETECA

Material: 1 saco de salgadinho vazio, tesoura, jornal e 1 borrachinha de dinheiro (atilho)
Procedimento: Faça uma bola de jornal de tamanho pequeno. Introduza a bola de jornal no saco de salgadinho, amarre o elástico procurando deixar a base arredondada. Picotar a parte superior do saco (como um penacho).

2. BOLA DE MEIA
Material: Um pé de meia de nylon, jornal e tesoura.
Procedimento: Faça uma bola de jornal, introduza na meia. Procure dar formas arredondadas à bolinha. Dê um nó próximo à bolinha e corte o excesso.

3. BOLA AO PÉ
Material: Garrafa plástica de 600ml, papéis coloridos, tesoura e 2 metros de corda de varal.
Procedimento: Fure a tampinha da garrafa com a tesoura e fixe nela uma das pontas da corda de varal, na outra ponta forme um circulo dando um nó. Introduza papéis coloridos na garrafa, feche a garrafa. Coloque a parte da corda com o circulo no pé e é só chutar a bola-garrafa.

4. BOLICHE DE CONTINHAS
Material: Latas de refrigerantes ou de cerveja numeradas de 1 a; folhas de revista, caneta colorida, uma bola de borracha ou de meia.
Procedimento: Lixa-se a latinha para a retirada da tampa, após, as revestimos com folhas de revista. Numerar as latinhas. Colocar as latinhas em formação de jogo de boliche, cada criança joga a bola e, de acordo com os números que foram derrubados, fará a soma, subtração ou multiplicação dos números de acordo com o que foi combinado no início do jogo. Este jogo tem por objetivo fazer com que o aluno adquira noções de quantidade, numerais, soma, subtração, multiplicação, cálculo de distância e velocidade.
Aproveitar o material sucata, por ser um material de baixo custo e fazer adaptações para a substituição de material convencional;
- oportunizar alternativas significativas para modificações de estratégias e mudanças no comportamento final do aluno.

5- JOGO DE ARGOLA
Material: Garrafas PET; papel crepom; argolas (podem ser feitas com garrafas PET)
Procedimento: Colocar uma porção de areia no fundo das garrafas, cortar o papel crepom em tiras e colocar em cada garrafa uma cor, fechar a garrafa. Colocar números de 1 a 10 em cada garrafa. 2 a 6 participantes, as garrafas ficam agrupadas a uma distância de 4 a 6 metros, as crianças lançam argolas. Quando acertam verificam o número contido na garrafa e retiram o material de contagem, da cor e quantidade correspondente, ganha quem conseguir maior número de pontos. Este jogo é utilizado para desenvolver a percepção visual-motora, a identificação de cores e a relação número/quantidade.

Até mais.

4 comentários:

Neusa maria disse...

Gostei muito das brincadeiras são muito criativas.Beijos.

Mariana disse...

adorei as sugestões...
cratividade de primeira

Anônimo disse...

Muito boa as brincadeiras

Anônimo disse...

Não encontrei exatamente o que eu queria, mas o site é bom, foi a partir deste site que surgiu algumas ideias para o meu trabalho da escola !

Parabéns ao ciador do site, continue postando maiis ideias
Beijos *___*

Postar um comentário

©Mabilee - O Diário de uma Pedagoga
Termos de Uso - Política de Privacidade

  ©Mabilee - O Diário de uma Pedagoga ~ Atividades e dicas para Pedagogos e Educadores - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo