domingo, 6 de setembro de 2009

Sugestões de Brincadeiras, Dinâmicas e Gincanas para Desenvolver com as Crianças

Brincar é muito importante para o desenvolvimento das crianças, através da brincadeira que elas aprendem mais sobre si, onde ampliam seus conhecimentos, conversam com os adultos e crianças, exploram os objetos, aprende o que são regras e a respeita-las, e o mais importante desenvolve a socialização do grupo, aprende que é fundamental a integração de todos, assim crescem pessoas sem preconceito, e preparadas para trabalhos em grupo. Com as brincadeiras, as crianças aprendem a respeitar o próximo, é apartir deste momento que ela percebe a presença do outro.

Pensando nisso, resolvi colocar algumas atividades para desenvolver com as crianças. Além destas abaixo, colocarei mais brincadeiras com o passar do tempo. Se divirtam!

ROUBA BANDEIRINHA - Jogam dois grupos, cada um com seu campo e sua bandeirinha. No fundo de cada campo, coloque a bandeira (ou qualquer objeto, como uma bola) do time. O Objetivo é roubar a bandeira do time adversário e trazer para o seu campo. Mas o jogador que entrar no campo do time adversário e for tocado por alguém fica preso no lugar. Só pode sair se for "salvo" por alguém do seu próprio time. Ganha o time que capturar a bandeira adversária e voltar para o campo primeiro, sem ser tocado por alguém.

RESGATEI - Idêntico ao "Rouba Bandeirinha". Porém, no lugar da bandeirinha, será colocado uma pessoa do grupo adversário. O objetivo é tocar nessa pessoa e salvá-la. Quando ela é tocada, ela pode correr. Porém, se for congelada, deverá ser tocada por alguém. Ganha o time que a pessoa conseguir correr primeiro para o seu campo.

CARRINHO DE MÃO - Trace duas linhas no chão, uma de largada e outra de chegada. Os participantes dividem-se em pares e se colocam atrás da linha de largada. Todos contam até três e um corredor de cada dupla se abaixa, estica as pernas para trás e apóia as mãos no chão. O outro corredor levanta as pernas do parceiro e as duplas começam a correr, um com os pés e o outro com as mãos. Quem cair volta à posição de largada. Vence quem chegar à linha de chegada primeiro.

AMEBA - Jogo individual parecido com o baleado. Existe uma bola e os jogadores se espalham pela quadra. Quem está com a bola, não pode andar, tendo o objetivo de queimar os outros; ao ser queimada, a pessoa (ameba) deve sentar no lugar, tendo ainda a chance de levantar novamente, tocando alguém que ainda esteja de pé, gritando "Ameba!" (a pessoa que estava de pé senta-se e a que a tocou, levanta-se) ou pegando uma bola que acabe vindo na sua direção.

PEGA-PEGA - Brincadeira de corrida cujo objetivo é tocar em alguém para transformá-lo em pegador. Quem for pego, pega.

PIQUE-VOLTA - Espécie de pega-pega, brincado em um espaço muito amplo e que tenha paredes nas duas extremidades. Quem for pego, deverá pegar a pessoa que lhe pegou antes que ela corra e toque no muro. Se o participante conseguir tocar no muro antes de ser pego, ele é quem pega, o que fará com que o pegador se transforme em vítima. Mas se ele for pego, deverá pegar quem lhe pegou antes que ele toque no muro e vire pegador. Vence quem tocar no muro mais vezes.

ARRASTÃO - É um pega-pega, mas quem for pego deve segurar na mão do outro pegador e, juntos, deverão pegar os demais. Mas nenhum pegador pode se soltar das mãos dos companheiros.

CADEIA - É idêntico ao "Arrastão". Mas quando os pegadores ficarem em 3, o que está na ponta deve se soltar das mãos do companheiro e se integrar ao grupo de corredores. Sendo assim, só duas pessoas poderão pegar os demais e, sempre que um terceiro for pego, o da outra ponta sai. Ex.: João e Maria pegam Caio. Logo, João se solta e Maria e Caio pegam Lucas. Aí, Maria se solta e Caio e Lucas pegam outro e assim por diante. Só duplas!

ESCONDE-ESCONDE - Uma pessoa conta enquanto os outros se escondem. No fim da contagem, deve-se procurar quem está escondido. Se achar, corre até o local escolhido pra ser o batedouro e diz "1,2,3 fulano em tal lugar". Para se salvar, diz "1,2,3 salve eu". Quem ficar por último pode dizer "1,2,3 salve todos". Aí, a mesma pessoa que contou volta a contar. Caso contrário, quem foi achado primeiro é o próximo a contar e procurar.

POLÍCIA E LADRÃO - Parecido com o pega-pega. Há dois grupos: o da polícia e o dos ladrões. O papel da polícia é pegar os ladrões e prendê-los em uma “cadeia”. O papel dos ladrões é salvar os companheiros (abrindo a porta da “cadeia”) e se proteger da polícia. Se a polícia prender todos, invertem-se os papéis.

DANÇA DAS CADEIRAS - Faz-se uma roda de cadeiras e outra de pessoas. Sendo que o número de cadeiras deve ser sempre um a menos. Toca-se uma música animada. Quando a música parar, todos devem sentar em alguma cadeira. Quem não conseguir sentar, é eliminado e tira-se mais uma cadeira. Ganha quem sentar na última cadeira.

DANÇA DAS CADEIRAS COOPERATIVA - Disponha as cadeiras como você faz no jogo tradicional das cadeiras. O segredo do jogo é não eliminar nenhum participante, só cadeiras, ou seja, a cada rodada, você retira uma cadeira e ainda assim todos deverão sentar-se, como puderem: no colo, no braço da cadeira, deitado sobre os colegas etc... Neste jogo não há vencedores.

DANÇA DAS CADEIRAS ALTERNATIVA - Várias cadeiras serão espalhadas pelo local da atividade. Em cima de cada uma delas, haverá uma bexiga. Todos estarão vendados e uma música animada deverá ser iniciada. Quando a música parar, eles deverão procurar uma cadeira, sentar e estourar a bexiga que tiver na cadeira, sendo guiados pelos jogadores da equipe que não estão participando. Sempre haverá uma cadeira a menos. Quem sobrar, é eliminado. O jogo prossegue até surgir o campeão.

Logo postarei mais brincadeiras, aguarde.

Até mais.

37 comentários:

TaTi disse...

olá!!

Me deram a tarefa de organizar uma gincana e quero fazer algo como caça ao tesouro sabe??
vc tem alguma sugestão p mim dar??
se puder me responder logo agradeço tenho muita tarefa a fazer!!

^^

obrigada

Suelen disse...

Oi preciso elaborar uma gincana saudadevel.Tem alguma ideia?Estou precisando.Oobrigada

geisana disse...

eu estou na tarefa de organizar uma gincana com varias brincadeiras.
vc não tem ideias para me dar?

Mabilee disse...

olá meninas, então nesta postagens tem algumas ideias e na postagem "Brincadeiras para a semana do dia das crianças" também visite-a: http://www.mabilee.com/2009/10/brincadeiras-para-semana-do-dia-das.html

beijoss

kildery disse...

foi muito bom mesmo,pois tirei muitas dúvidas!!!!
muito obrigado mesmo!!

Janaina disse...

trabalho no peti com crianças multiseriado temos q compreender todos e fica muito dificil de trabalhar ou de até mesmo de fazer brinadeiras ou dinâmicas então preciso de sua ajuda se poder mim ajudar ficarei grata

Anônimo disse...

olá!!

Me deram a tarefa de organizar uma gincana e quero fazer algo como caça ao tesouro sabe??
vc tem alguma sugestão p mim dar??
se puder me responder logo agradeço tenho muita tarefa a fazer!!

Aurygeanna disse...

Olá, adorei o seu blog!!!
Sou estudante de Pedagogia e gostaria de uma ajudinha,rsrsrs.
Estou incubida de realizar uma micro-aula para Ed. Infantil...mais precisamente Infantil II, só que não sei que dinâmicas, posso usar...pois o tema geral são os eixos temáticos( Inteligências Múltiplas) Criança e movimento.
Você pode me ajudar

Anônimo disse...

Olha esse site é muito legal obrigado por fazer isto é muito util quando a pessoa não tem o que fazer

Silvano disse...

Preciso organizar uma gincana para a semana do meio ambiente. Trabalho com jovens de 15 a 22 anos em curso de aprendizagem indústrial no SENAI.
Tens alguma sugestão de atividades?

Anônimo disse...

Valeu ai!!!!
duas das brincadeiras eu vo usa na minha educação fisica

Anônimo disse...

Adorei a parte a brincadeira da dança da cadeira alternativa, é muito legal e vale apena trabalhar com todas as idades.

Bjos
Alê

Cláudia disse...

Entrei na pesquisa do golgle e localizei este site. Gostei muito das sugestoes de brincadeiras. Estamos na tentativa de organizar uma festa para a criancada do condominio com varias propostas de brincadeiras e gincanas. Queremos tambem incluir cama elastica, piscina de bolinhas e etc... Caso conheca alguma indicacao destes brinquedos, agradeco muito.

Valeria

Maria Ester P.P.Sousa disse...

Amei as sugestoes de brincadeiras.agradeço!

Anônimo disse...

eu estou encaregado de organizar uma brincadeira na minha escola isso vale dois pontos para artes
então entrei nesse sait muito legal adorei
bejus

ass:jackson senna

Anna Paula Oli'Fer disse...

Estou planejando uma gincana sobre as profissões, pesquisei e encontrei o seu site.
Ele é muito bom, gostei...
Bjusss

Anônimo disse...

precisamos de brincadeiras com mais de 2 pessoas

Henrique Cruz disse...

Quero saber se vcs tem atividades e dinamicas para jovens entre 18 e 25 anos, quero organizar essas atividades no grupo jovem aqui da igrejá, muito obrigado até mais DEUS abençoe

Sérgio Luiz Faria disse...

Parabéns são ótimas brincadeiras...
Serão muito úteis na gincana que promoveremos junto a Igreja de Unificação no Seminário de Carnaval desse ano de 2011. Muito Obrigado!

Gostaria de saber se voces podemn me dar alguma idéia para criar pistas para um Caça ao Tesouro simples para crianças de 08 a 15 anos de idade. Se puderem por favor me avisem. abraços, Sérgio Faria

Anônimo disse...

Olá tudo bem?
Meu nome é Aline Sozzo;
Gostei muito de suas brincadeiras. mas precisava de uma ajuda sua. Eu faço um estágio numa creche,as crianças tem entre 2 há 6 anos, preciso de brincadeiras ou dinâmicas novas, você poderia me ajudar? pois todas essas que vi no seu site ja fiz com elas. Não sei mais o que faço. Se me puder responder com urgente, agradeço.
Se conseguir me mande no meu email.
sozzo.line@hotmail.com

Obrigada.

Socorro disse...

Muito Legal! Gostei Bastante! Vcs Estão de Parabéns! A Maioria das Brincadeiras Ai Jaa Conheçia! rsrs
Mas Vcs Estão de Parabéns!

Letícia disse...

ooi passei aki pra ver as brincaderas pq dia 21 na minha catequeze vai ter gincana!!!!aqui me ajudoou bastante obga :D

Giovana Mara disse...

Amei suas dicas amiga, necessito montar uma gincana para series iniciais segundo ano, turma muito agitada mas lindos rsrsrs! Pode ajudar? bjs obrigada!

Anônimo disse...

amei as dicasss vcs sao d+

Anônimo disse...

opa tudo bem amigos??
Estou tentando montar uma gincana para crianças sobre saude ambiental, alguém pode me ajudar? obrigado...

Anônimo disse...

muito legal as ideias amei ;)
brigadão ajudo bastante

Anônimo disse...

eu fiz todas essas brincadeira e meus alunos adoraram espero ki mande mais brincadeiras ele pergutaram de ki sit eu pegeui eu falei
SEGREDO!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

oi sou uma menina a procura de diversões vim hoje a espera de uma brincadeira e em vouta de tantos escolhi todos para eu e minhas amigas escolhermos juntas

Anônimo disse...

Gostei muito das brincadeiras. Procurei muito na internet até que achei vc. Gosto de brincadeiras tradicionais e mais antigas. Obrigada

Marina disse...

Quero sugestões de brincadeiras para mulheres adultas para que possamos fazer no dia internacional da mulher no evento que faremos,aguardo retorno,obrigada!

riobertamordaminhavida disse...

Obrigada, pois você contribuiu com as animaçoes de festas que faço aqui em minha cidade!

Anônimo disse...

adorei fiz o bucado de blincadeiras a ttia me azudou

jhennyzinha disse...

kkk muito legau

Anônimo disse...

kkk . muito legal a brincadeira que fiz com meus amigos caixa magica nota 10 é bem assim vc escreve varias predas num papel e coloca na caixa e tira eé obg fazer

Anônimo disse...

corrida do saco

Anônimo disse...

Poxa!q!!!!!!!!legal ano passado 2012 eu pegue bastante brincadeira dai para e.b.f ....show

Anônimo disse...

brincadeira de criança, como é bom !

Postar um comentário

©Mabilee - O Diário de uma Pedagoga
Termos de Uso - Política de Privacidade

  ©Mabilee - O Diário de uma Pedagoga ~ Atividades e dicas para Pedagogos e Educadores - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo